quinta-feira, 11 de julho de 2013

Troque seu HD pela computação em nuvem, pede Dropbox

DropboxO Dropbox mantém arquivos sincronizados entre smartphones, tablets, PCs e a nuvem
São Paulo — Em vez de guardar apenas fotos e documentos na nuvem, o Dropbox quer armazenar resultados de games, a agenda do usuário, seus contatos, e-mails e outros dados que são gerenciados por aplicativos específicos. A empresa apresentou ontem novos recursos para desenvolvedores de apps que vão facilitar isso e estender o serviço de computação em nuvem.
Até agora, a especialidade do Dropbox é manter arquivos na nuvem para que o usuário tenha acesso a eles em qualquer lugar. Compatível com múltiplas plataformas, ele permite, por exemplo, que a pessoa crie um documento num PC ou Mac e o veja depois num tablet com Android ou num iPhone.
Os novos recursos formam o que a empresa chama de plataforma Dropbox. A ideia é que apps de outros desenvolvedores possam sincronizar dados com o serviço na nuvem. O software da Dropbox se encarrega de administrar conexões intermitentes, incompatibilidades entre diferentes plataformas e outras complicações.
Drew Houston, CEO e fundador da Dropbox descreveu essa plataforma como “uma nova base para resolver problemas de sincronização de modo que você não precise se preocupar com eles”, como relata o noticiário Cnet
Isso não é exatamente uma novidade. O pacote Office 2013, da Microsoft, sincroniza os arquivos com o serviço SkyDrive, que também tem suporte nativo no Windows 8 (reforçado na nova versão 8.1). Os apps da série iWork, da Apple, também sincronizam dados com o iCloud nos dispositivos com a marca da maçã.
E o próprio Dropbox já tinha uma interface de programação para desenvolvedores. O que a empresa apresentou ontem é uma versão estendida dela. Um exemplo de aplicativo que já usa o serviço da Dropbox é o editor de fotos online PicMonkey.
Fonte e matéria completa em: Info.Abrl.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário