quinta-feira, 18 de abril de 2013

Microsoft usa a nuvem para expandir parceiros de software no Brasil

:: Ana Paula Lobo 
:: Convergência Digital :: 17/04/2013
A computação na nuvem não é mais um negócio para usuário final na Microsoft. A empresa está lançando nesta terça-feira, 17/04, a versão comercial do Officer 365 para pequenas, médias e grandes corporações. Embora não admita, a Microsoft se prepara para enfrentar a forte concorrência do Google e da Amazon no mercado de cloud. Não à toa, o Officer365 é considerado carro-chefe da companhia no país em 2013. O Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais já apostou na ferramenta. Está migrando o correio eletrônico, mas avalia migrar outros sistemas corporativos."A nuvem veio para ficar e precisamos aproveitá-la", afirmou João Antonio Fleury, diretor-executivo da instituição.

Em entrevista ao Convergência Digital, Fleury salientou que a escolha da nuvem foi imperativa no projeto de expansão da instituição no estado - o de maior municípios no Brasil. "Nossos agentes viajam muito. E precisam ter acesso ao e-mail e aos sistemas corporativos. A nuvem nos permite fazer isso sem ampliar o gasto com hardware e software", destaca ainda o diretor do BDMG. O projeto do banco contemplou a migração das caixas de correio de 600 usuários, somando um total de massa de dados de aproximadamente 135GB para o Office 365.

"Os emails antigos não nos ajudava no acesso nos dispositivos móveis. Era necessário migrar. Também conseguimos reduzir o tempo de dedicação da nossa equipe de suporte de TI no correio eletrônico. Eles,agora, se dedicam a outras tarefas", pondera Fleury. Indagado como um banco enxerga a nuvem, o executivo reforçou a necessidade de uma boa conexão à Internet. "A conectividade é fundamental para que os projetos na nuvem tenham sucesso. Nós temos uma rede replicada;criamos estratégias para facilitar ao máximo nossos agentes em campo. Mas somos dependentes dos links de comunicação", salienta.

A chegada do Officer 365 comercial é um ponto de virada para a Microsoft no Brasil. A empresa - que tem rivais importantes atuando na parte de aplicativos de escritório como o Google e a Amazon - reviu a sua estratégia para atingir o maior número possível de empresas de software. "Os canais são fundamentais na nossa oferta. Hoje temos mais de 400 parceiros e queremos ampliar muito mais.
A venda do Officer 365 como serviço abre frentes para atingirmos as mais de 15 mil revendas de software no Brasil,  com o modelo de assinatura anual”, salienta Eduardo Campos, gerente geral de Office da Microsoft Brasil.  A solução empresarial, além de contar com o Microsoft Office, Lync, SharePoint e Exachange. "No caso do Lync, por exemplo, não há limitação de participantes", acrescenta Campos, numa clara referência ao serviço da rival Google - o Hangout  - que delimita participações na videoconferência. O custo também é considerado agressivo.

O pacote Officer 365 comercial será vendido em três grandes formatos: o  365 Small Business Premium (ou  Office Home & Business 2013, no modelo caixinha), para até 10 estações; o 365 Midsize Business ou simplesmente Office M (na caixinha o Office Standard 2013), para empresas com 11 até 250 estações e no qual a Microsoft Brasil aposta suas fichas, através  dos contratos de volume para pequenas e medias empresas; e o Office 365 Enterprise  & Government, com os seus planos E (na licença perpétua o Office Professional Plus 2013), para grandes empresas, com mais de 250 estações.

No Brasil, outros clientes aderiram ao serviço. Entre eles, a TV Record. O canal de TV adotouo Microsoft Lync Server 2013 durante a transmissão das Olimpíadas 2012. Segundo a empesa, a ferramenta ajudou a controlar os custos das contas telefônicas e dos serviços de conferência. “Quando nossa equipe estava em Londres para os Jogos Olímpicos, ela precisava frequentemente falar com o escritório no Brasil. Uma chamada de celular podia custar US$10 por minuto ou mais. Com o Lync, foi possível evitar este custo”, destaca Anderson Gonçalves de Moura, Gerente de Infraestrutura, Rádio e Televisão Record S/A.

Com mais de 5.000 funcionários presentes em escritórios nos cinco continentes, a demanda por uma solução efetiva de comunicação na Record vai além dos Jogos Olímpicos. A Record está utilizando o Lync para garantir o trabalho conjunto de suas equipes dispersas geograficamente e para reduzir os custos de telefone e as despesas de viagem. “Um dos benefícios mais evidentes do Lync foi a redução na quantidade de viagens entre São Paulo e Rio, diminuindo o custo de transporte aéreo e hospedagem, além de aumentar a disponibilidade dos funcionários evitando suas viagens”, afirma Carlos Eduardo Bernardo, Coordenador de Infraestrutura, TV Record. Agora, a empresa se prepara para utilizar o Officer 365, que será disponibilizado para todos os funcionários.
Fonte e matéria completa: Convergência Digital

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