quarta-feira, 17 de abril de 2013

Serviços na nuvem ganham espaço na segurança corporativa

Convergência Digital - Hotsite Cloud Computing 
:: Convergência Digital :: 16/04/2013
Em 2015, 10% dos produtos de segurança de TI corporativa serão oferecidos pela nuvem, conforme indica um estudo do Gartner. Com as mudanças no mercado, especialmente em segurança de e-mail, gestão de acesso e avaliação remota de vulnerabilidades, a expectativa é de que serviços baseados em nuvem nesse segmento chegarão a US$ 4,2 bilhões (R$ 8,4 bilhões) em três anos. 
Os serviços baseados em cloud estão em alta este ano – nos Estados Unidos e na Europa as empresas em geral indicaram que pretendem ampliar o consumo de diversos serviços em ‘cloud’ – com destaque para serviços de segurança de e-mail, que concentraram 74% das respostas sobre o mais desejado. 
"O mercado se abre para a 'corretagem' de serviços de segurança na nuvem. Isso abre frente para parcerias entre os provedores de serviços", destaca  o diretor de Pesquisas do Gartner, Eric Ahlm. O mesmo estudo mostrou que 27% dos que responderam indicaram considerar a adoção de ‘tokens’ como serviço em computação em nuvem.
Outra área que tende a sentir forte alta é a de segurança da informação e gerenciamento de eventos como serviço, incentivada pelo interesse dos compradores na redução de custos em gestão de logs e monitoramento.  Apesar do bom momento, a consultoria adverte que as corporações seguem cautelosas no processo de enviar informações sensíveis para serviços em nuvem, o que continuará sendo um aspecto importante que os provedores de ‘segurança-como-serviço’ precisarão endereçar. "É hora de revisar os planejamentos e ir além da oferta combinada de hardware e software", completa o analista do Gartner.
Fonte e matéria completa: Convergência Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário