segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Faturamento do mercado de PaaS deve chegar a US$ 1,5 bilhão, em 2013

O mercado mundial de plataforma como serviço (PaaS) terá um crescimento consistente e totalizará US$ 1,5 bilhão, em 2013, chegando a US$ 2,9 bilhões, em 2016, segundo projeções do Gartner.
Durante a Conferência Arquitetura de Aplicações, Desenvolvimento e Integração, nos dias 13 e 14 de agosto, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, o Gartner analisará a evolução de tendências como essa que têm profundas implicações para os líderes de aplicações.
Os maiores segmentos dentro do mercado de PaaS são os de serviços de plataformas de aplicações na Nuvem (aPaaS), com 34,4% do total gasto em 2012; de gestão de ciclo de vida de aplicações Cloud (almPaaS), com 12%; de plataformas de BPM na Nuvem (bpmPaaS), com 11,6%; e iPaaS, com 11,4%. O Gartner prevê que o gasto potencial nesse tipo de tecnologia é de, em média, US$ 360 milhões, por ano, de 2011 a 2016.
As economias maduras, como EUA, Europa Ocidental e Japão, estão à frente na adoção de PaaS. O gasto global com essa tecnologia é relativamente pequeno, e é quase todo gerado pelos EUA, com 42% do mercado, seguido pela Europa Ocidental e economias maduras da Ásia/Pacífico. Todas estas regiões representam 90% dos gastos mundiais com PaaS. Por enquanto,  os países emergentes, como o Brasil, estão investindo ligeiramente em PaaS, mas essa tendência deve mudar na medida em que PaaS amadurece como uma tecnologia e o cenário de fornecedores se consolida em torno de poucos players principais, que são capazes de atender regiões mais amplas.
“Todos os grandes fornecedores de software estão investindo estrategicamente no mercado de PaaS apesar do faturamento projetado para este mercado. A infraestrutura de aplicações sempre teve um papel fundamental em estabelecer padrões, arquiteturas e melhores práticas nos mercados de software corporativo. Os fornecedores esperam que a liderança no mercado de PaaS se traduza em grandes e efetivos ecossistemas de parceiros, desenvolvedores e soluções. As tecnologias de PaaS estão incorporadas em muitos outros tipos de serviços na Nuvem – todos os principais canais de oportunidades. O faturamento direto no mercado de PaaS subestima a importância desta parte da arquitetura em Cloud”, explica Ross Altman, vice-presidente de pesquisas do Gartner.
Na categoria de PaaS são incluídas as suítes de serviços de infraestrutura de aplicações, como plataformas de aplicação (aPaaS) e de integração como serviço (iPaaS), bem como, serviços especializados de infraestrutura de aplicações. Entre esses estão, plataforma de base de dados como serviços, de gerenciamento de processos de negócios como serviço, mensageria como serviço e outros tipos funcionais de middleware oferecidos na Nuvem. Os usuários podem se inscrever em um fornecedor de PaaS na Nuvem ou comprar um produto e construir sua própria PaaS para Nuvem privada ou consumo de Nuvem pública.
“De todos os aspectos tecnológicos de Cloud, a infraestrutura e o software como serviço, IaaS e SaaS, são os mais amadurecidos e estabelecidos, de uma perspectiva do cenário competitivo, enquanto que PaaS é o menos evoluído. Por essa razão, PaaS é onde a batalha entre fornecedores e produtos deve se intensificar. Não é uma surpresa que o cenário competitivo ainda está em mudança, com fornecedores tradicionais enfrentando a concorrência de novos grandes players que entram no mercado e inúmeros outros, especializados, ganhando parte de sua fatia de lucro”, afirma Ross Altman.
Mais de 70% das funcionalidades de PaaS podem ser relacionados a uma capacidade de infraestrutura de aplicações e middleware, fazendo os fornecedores considerarem PaaS em suas ofertas ou terem uma estratégia para resolver as necessidades dos clientes que procuram a Nuvem para futuras implantações. Atualmente, os maiores fornecedores destas soluções têm, apenas, uma pequena participação no mercado de PaaS (liderado pela Microsoft e algumas empresas adquiridas pela IBM). Isto abre caminhos para um cenário mais competitivo nos próximos três anos, já que muitas das grandes companhias de software devem entrar neste mercado com novas ofertas, em breve.
“O apelo fundamental de PaaS é a oportunidade para fornecedores independentes de software e organizações de TI criarem novas soluções com o mínimo gasto e sem terem de provisionar e configurar a infraestrutura de base. Para muitas empresas pequenas e médias, PaaS oferece a chance de aproveitarem algumas tecnologias facilitadoras que não podem adquirir. A popularidade do SaaS também leva à adoção de PaaS para customização, extensão e integração de aplicações baseadas na Nuvem”, diz Altman.
Fonte e matéria completa em: IDGNoew.uol.com.br

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