sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Sistema de câmeras de segurança de Blumenau começa a funcionar em 2013

Garantia é da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Prefeitura já escolheu empresa que vai instalar a rede de fibra ótica

sistema de videomonitoramento de Blumenau começa a operar ainda em 2013. Quem afirma é o coronel Vânio Luiz Dalmarco, coordenador da Gerência de Videomonitoramento Urbano da Secretaria de Estado de Segurança Pública. A prefeitura de Blumenau já fez a escolha da empresa que vai instalar a rede de fibra ótica por onde serão transmitidos os dados das imagens captadas em 90 pontos diferentes da cidade e enviadas para as seis centrais de monitoramento espalhadas por Blumenau.

A escolhida foi a TPA Soluções em Internet, que fará a instalação dos 96 pontos - câmeras e centrais - e a locação do sistema de fibra ótica por 12 meses. O custo total será de R$ 486 mil e os recursos são do Serviço Autônomo Municipal de Terminais Rodoviários de Blumenau (Seterb). De acordo com o diretor geral de Gestão Governamental de Blumenau, Fábio Leandro de Arrazão, a escolha da empresa ainda precisa ser homologada. O departamento de compras da prefeitura está analisando os valores informados pela TPA e a confirmação deve sair em até 15 dias. Após este prazo prefeitura e empresa assinam o contrato e a instalação da rede deve ser feita dentro do prazo de 90 dias.

A instalação da rede é uma das responsabilidades do município previstas no convênio assinado com o governo do Estado. Já a instalação das câmeras é de responsabilidade é da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) que já tem duas empresas licitadas para fazerem o serviço: Coringa e Expert, de São José. De acordo com o coronel Dalmarco, as câmeras serão instaladas assim que a rede de fibra ótica for entregue. Com o serviço finalizado, o que deve levar cerca de 30 dias, o sistema está apto a funcionar.

A tenente do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Carolina Maria Bachmann, diz que 36 das 90 câmeras de alta definição que serão instaladas já estão em Blumenau. Elas vão substituir os equipamentos que já existem - 32 no Centro e 4 na Vila Itoupava. As outras 54 unidades só virão quando começarem as instalações, pois não há espaço para guardar todas as câmeras no quartel.

O comandante do 10º BPM, tenente-coronel Claudio Roberto Koglin, afirma que as câmeras que Blumenau já tem estão funcionando, mas estão "míopes", completamente defasadas. Ele espera que o novo sistema entre em funcionamento ainda este ano, mas diz que a burocracia dos procedimentos sempre pode adiar as previsões.

— Se não houver nehuma impugnação é possível que já esteja funcionando até o final do ano, mas a legislação é complexa, permite que as empresas entrem com essas impugnações. Mas acho possível que funcione ainda esse ano — avalia.

Fonte e matéria completa em: Diário Catarinence

Nenhum comentário:

Postar um comentário