segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Cloud – Uma ajuda na produtividade das empresas

02 Setembro 2013, 11:04 por Jornal de Negócios | jng@negocios.pt
As vantagens da cloud para uma organização são uma realidade, quer seja para uma empresa recém-criada, cuja decisão é mais fácil e imediata, quer para uma empresa já com alguns anos de atividade e com uma estrutura montada.
Esta vai conseguir identificar benefícios, essencialmente por comparação ao estado pré e pós cloud. Estes benefícios prendem-se, em grande parte, com ganhos em produtividade.

Se quisermos sintetizar, e partindo de diferentes abordagens, podemos dizer que as empresas que tenham os seus serviços em cloud beneficiam de:

Flexibilidade: a cloud vai permitir que o escritório se torne verdadeiramente móvel. É possível aceder aos dados e aos sistemas da empresa a partir de qualquer lugar, desde que haja acesso à web. Não ter de se deslocar ao escritório permite poupar tempo que será canalizado para tarefas mais relevantes, logo a produtividade da empresa aumenta.

Partilha: o facto de a informação poder estar sempre atualizada e acessível faz com os vários colaboradores da empresa possam partilhar rapidamente a informação sem ser necessário estar a gravar cópias ou a enviar emails. Os documentos partilhados estão sempre atualizados e prontos a serem utilizados por todos os elementos da equipa, logo a produtividade da empresa aumenta.

Foco na estratégia: ao delegar na cloud toda a componente mais tecnológica de gestão e atualização dos sistemas que suportam o negócio, a empresa não precisa empregar tempo e recursos com a execução destas tarefas e pode, assim, centrar-se nas áreas mais estratégicas para a atividade, logo a produtividade da empresa aumenta.

Meios sofisticados: os fornecedores de serviços em cloud têm nas suas equipas uma equipa de especialistas que dificilmente poderiam ser contratados pelas empresas. Estas equipas especializadas e altamente qualificadas estão disponíveis para acompanhar qualquer situação técnica e garantir que todos os backups e upgrades são efetivamente realizados. A empresa não tem de se preocupar com esta componente e toda a informação está garantidamente em segurança, logo a produtividade da empresa aumenta.

Mais verba para novos investimentos: ao reduzir os custos com a gestão das áreas não estratégicas da empresa e ao realizar as tarefas com maior rapidez e eficiência, a empresa ganha margem financeira para investir em áreas mais estratégicas, logo a produtividade da empresa aumenta.


Em resumo, ao potenciar a sua presença na cloud, as empresas acumulam vantagens que lhes permitem fazer mais e melhor, melhorando não só a produtividade como os seus padrões de qualidade. Só assim é possível ser mais competitivo e conquistar mercado

Fonte e matéria completa em: Jornal de Negocios

Nenhum comentário:

Postar um comentário