segunda-feira, 2 de setembro de 2013

‘Dez Dicas’: para armazenar arquivos em nuvem com segurança

Flexibilidade para acessar os documentos é uma das vantagens deste tipo de arquivo, mas facilidade requer cuidados

Heloíse Hamada
Armazenar arquivos digitais pode ser feito de diversas formas, que vão desde as tradicionais, como em computadores e pen drives, até na chamada nuvem, um serviço que tem ganhado cada vez mais espaço.
Para quem ainda não conhece a última opção, o blogueiro do Tech+ do iFronteira, Márcio Rúbio, traz ao “Dez Dicas” deste sábado (31) informações para entender como esta tecnologia funciona e quais medidas de segurança ela exige.
1 – Nuvem é um servidor que tem funções de armazenamento e compartilhamento de dados, sejam eles fotos, documentos, músicas, entre outros.
2 – A principal vantagem é a flexibilidade, pois permite que os arquivos estejam acessíveis de qualquer lugar e a qualquer momento. Com isso, abre-se um leque de possibilidade tanto para usuários em geral quanto para empresas.
3 – Evite compartilhar sua pasta local ou na nuvem com outras pessoas.
4 – Crie senhas difíceis de serem quebradas e as atualize periodicamente.
5 - Evite acessar sua nuvem de computadores que não sejam confiáveis, pois isso pode deixar seus dados acessíveis a estranhos.
6 - Mantenha sempre um back-up dos arquivos atualizados. A nuvem é apenas mais uma opção de armazenamento e os servidores podem ficar indisponíveis por algum tempo e você, inacessível ao que precisa.
7 – A principal diferença entre as diversas opções de nuvem é a capacidade de armazenamento e o custo.
8 – A maioria dos servidores oferecem versões gratuitas ou pagas. Entre eles estão: Google Drive, Dropbox, Microsoft Skydrive, Apple iCloud, Amazon Cloud Drive, Cubby, SugarSync, Ubuntu One e Mega.
9 – Para quem ficou em dúvida na hora de escolher, o Google Drive é certamente um dos serviços mais utilizados no mundo. Tem capacidade de até 15 GB gratuitos.
10 – Outra opção é o Dropbox, que também é bastante escolhido. Sua versão gratuita tem capacidade de armazenamento de 2 GB a 18 GB, já a versão “Pro” para 100 GB sai por U$ 8,25 dólares ao mês.
Fonte e matéria completa em: iFronteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário