segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Quais são as tendências da cloud computing?

Apesar da cloud computing ainda não estar amplamente difundida (estando fortemente mais presente nos Estados Unidos e Europa), algumas tendências relacionadas ao serviço seguem de forma crescente e especialistas acreditam que nos próximos anos elas deverão estar ainda mais fortes nas empresas de todo o Mundo.
De acordo com o Gartner, existem alguns pontos principais que se mostram comuns entre os executivos e, para o instituto, todos os aspectos requerem revisões isoladas e frequentes a fim de analisar se os recursos adotados fazem mesmo a diferença no dia a dia da companhia.
Conferindo benefícios como a redução de custos, maior flexibilidade e baixa complexidade, o executivo não deve decidir pela migração levando apenas essas vantagens em conta. Cada um dos benefícios deve ser cuidadosamente avaliado e comparado com desafios e ameaças, incluindoquestões de segurança, desempenho, disponibilidade etc, que criam um ambiente complexo.
Segundo o Gartner, atualmente a cloud híbrida é imperativa, pois coordena e combina uma nuvem terceirizada com a infraestrutura interna da empresa, porém ao longo dos anos, pode resultar em um modelo unificado, resultando numa nuvem composta por diversas plataformas que podem ser utilizadas de acordo com a mudança nos requisitos dos negócios.
Para os especialistas, as companhias precisam ter em mente que quando os aplicativos são executados em nuvens públicas devem ser estabelecidas regras que determinem como esses elementos serão combinados com os sistemas internos, resultando em um ambiente coerente e que confira bom desempenho.
Escolher uma solução de cloud implica também na adoção de um suporte e, por isso, um integrador de serviços em nuvem (MMS) deve ser levado em conta quando a empresa não deseja envolver o departamento de TI no processo.
Para explorar plenamente o potencial da nuvem, as aplicações devem ser concebidas com características, limitações e oportunidades de um modelo de cloud em mente. O Gartner recomenda que as companhias olhem além da migração de cargas e aproveitem todo o potencial do serviço, levando em conta seus conceitos também para o data center.

Nenhum comentário:

Postar um comentário