segunda-feira, 9 de setembro de 2013

É hora de implantar a cloud computing?

Diferente de quando surgiu, a cloud computing agora está sendo vista pelos executivos de uma outra maneira. Com a sua disseminação em serviços de uso doméstico, como as redes sociais, muitos CIOs perceberam que a virtualização de alguns processos será inevitável e imprescindível para o bom desenvolvimento dos negócios. Mas como saber quando está na hora de implantar o serviço?
Antes de tudo, é preciso ter em mente o quanto mudar as relações que temos com os recursos computacionais pode otimizar nosso trabalho. Nesse ponto, também é necessário mudar as relações comumente existentes entre a companhia e os fornecedores de serviços de TI com a intenção de conseguir melhores resultados.
Acredita-se que o outsourcing tradicional passará por uma série de mudanças e empresas passarão a desenvolver soluções de integração entre nuvens, atingindo um número maior de companhias a cada dia.
Não podendo lutar contra a nuvem, para adotar o sistema, o executivo precisa fazer análises internas sobre como o sistema poderá otimizar os processos e diminuir custos, a fim de se destacar no mercado e sair à frente dos concorrentes. Análises internas também devem ser minuciosamente realizadas, pois somente com elas será possível escolher de forma consciente o melhor modelo decloud a ser implantado.
Feito isso, o decisor poderá escolher a hora certa de implantar a cloud computing, contando com o auxílio da área de TI para revisar e desenvolver métodos e processos específicos, incluindo novas tecnologias capazes de conferir segurança e interoperabilidade entre as nuvens que poderão surgir no futuro.
Migrar para cloud é uma realidade tão presente nas organizações que muitas já aderiram ao “cloud first, mas uma questão importante é saber que para isso existem diversas barreiras, como asmudanças na cultura da empresa, por exemplo.
A estratégia a ser adotada varia de empresa para empresa, porém especialistas acreditam que os modelos híbridos deverão suprir melhor as necessidades organizacionais, uma vez que une as vantagens das aplicações que rodam em nuvens privadas e em nuvens públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário