segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Conheça os diferentes tipos de cloud

cloud computing pode ser apresentada de três diferentes maneiras: pública, híbrida ou privada.Com características próprias, elas se diferenciam entre si por vários aspectos – que fazem com que elas tenham fins bastante específicos.
Com custos mais baixos, a cloud pública oferece uma maior escala de serviços para mais clientes ao mesmo tempo. Neste modelo, existem muitas dúvidas quanto a segurança dos dados, o que faz com que ela seja ideal apenas para aplicações não críticas e que não requerem sigilo.
cloud privada, por sua vez, é apontada como a preferida por grande parte das empresas. Priorizando a gestão da TI, essa alternativa possui escalabilidade e flexibilidade limitadas, pois costuma ter estruturas mais restritas e fechadas. Nela, os riscos de obsolência são uma realidade, bem como a gestão limitada de picos de demanda. O modelo requer grandes investimentos em equipamentos e pessoal qualificado, o que faz com que sua implantação seja bastante cara.
Ganhando espaço nas companhias, a cloud híbrida oferece aos seus usuários uma melhor relação entre segurança e custos. Muito flexível e com boa escalabilidade, sua gestão de picos de demanda é bem melhor em relação ao modelo privado. Seus riscos de obsolência são praticamente inexistentes, o que é facilitado com o suporte especializado comumente oferecido por esse tipo de nuvem.
Ao escolher um serviço de computação em nuvem, os CIOs e executivos devem sempre estar atentos ao que o provedor oferece, quais são as suas obrigações e como questões críticas são tratadas. A fim de não ter problemas, o ideal é consultar um advogado de confiança da companhia para ler ascláusulas do SLA e decidir qual opção tem mais a ver com as necessidades da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário