domingo, 17 de março de 2013

Brasil terá déficit de 76 mil profissionais


O Brasil terá 76 mil profissionais a menos do que o necessário no mercado de tecnologia neste ano, de acordo com uma pesquisa feita pela consultoria IDC. Serão mais de 276 mil vagas para quase 200 mil especialistas.
O levantamento, encomendado pela empresa Cisco, analisou a disponibilidade de profissionais capacitados em TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) entre os anos 2011 e 2015, em oito países da região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Peru e Venezuela.
De acordo com o levantamento, o Brasil é o segundo país com dificuldades para encontrar candidatos, atrás do México. "Isso ocorre porque com a disponibilidade insuficiente de profissionais capacitados no mercado fica mais caro contratar e empregar profissionais de rede qualificados", diz a Cisco.
E o cenário de falta de mão de obra se intensifica no país. Em 2011, quase 40 mil vagas na área não foram preenchidas -o segmento com mais carência foi o de telefonia IP e sem fio, com lacuna de mais de 23 mil profissionais. Já em 2015, haverá cerca de 363 mil vagas, com 117 mil postos não ocupados.
Em toda a América Latina, a lacuna será de 296 mil trabalhadores. De acordo com Giuseppe Marrara, diretor de relações governamentais da Cisco do Brasil, o cenário precisa ser alterado. "A falta de mão de obra qualificada ainda é um fator preocupante para atender a essa demanda", afirma. 
Fonte e matéria completa em: Correio do Estado

Um comentário:

  1. Creio que parte deste problema esta ligado diretamente a falta de fiscalização nas contratações que deixam de oferecer salários dentro da legislação, pois hoje com as novas modalidades de CLT, um profissional , quando em fim de projeto, é mandando embora e recebe somente 20% dos seus direitos, ja que tudo que ele recebia era pago fora da carteira brasileira de trabalho. Outra situação que vem ocorrendo são as ofertas salariais que regrediram ao teto oferecido no ano de 2008 . É com este salário que um profissional e convidado a ingressar em uma carreira duvidosa e sem plano algum. Tem demanda tem emprego não tem, manda embora e paga só o que esta registrado em carteira.
    Veja so, tenho certificação atualizada e ingles fluente e mais de 22 anos de experiência e estou fora da area de TI. Recebo propostas de trabalho que me oferecem salário do tempo da onça. Atualmente estou como professor, menos stress e não preciso fazer hora extra para ficar em banco de horas.

    ResponderExcluir