sexta-feira, 15 de março de 2013

Microsoft e PT reforçam parceria para cloud computing


O operador passa a oferecer serviços de cloud computing de infra-estrutura baseadas no Microsoft Cloud OS – ambiente de desenvolvimento integrado de soluções para centros de dados.
A Microsoft e a Portugal Telecom anunciam hoje a disponibilidade de uma nova oferta de serviços para infra-estrutura em cloud computing, num reforço da parceria para este mercado. A solução proposta assenta no Microsoft Cloud OS, ambiente de desenvolvimento integrado de soluções para centro de dados.
No âmbito do serviço proposto, “qualquer empresa pode estender o seu datacenter para a SmartCloudPT da PT podendo adicionar servidores virtuais, capacidade de armazenamento, disaster recovery e outros recursos de uma forma integrada e simples criando uma nuvem híbrida entre o seu datacenter e a SmartCloudPT” – explica um comunicado conjunto das organizações.
O Cloud OS permitirá à PT fornecer a “qualquer cliente” com tecnologia Windows Server e System Center no seu centro de dados, a possibilidade de integrar esses sistemas “privados”, com recursos adicionais existentes nas ofertas de service providers. No fundo, a referida plataforma resulta da combinação do Windows Server e do Azure: é criado um ambiente flexível, com qual os clientes podem diminuir ou adicionar capacidades aos seu centro da dados, procurando tirar benefícios da utilização de cloud computing pública.
Para a Portugal Telecom, as capacidades disponibilizadas criam novas formas de os clientes adoptarem as ofertas SmartCloudPT, “com um esforço mínimo de gestão da mudança”. O ambiente, assumido pela Microsoft como um sistema operativo para centros de dados, envolve quatro potenciais linhas de actuação:
- transformação de qualquer centro de dados numa nuvem privada ou híbrida (interligada com a cloud pública, de comunidade ou de um fornecedor local);
- suporte ao volume crescente de dados gerados pelas redes sociais e outros novos padrões de aplicações integradas em dispositivos móveis;
- plataforma para as aplicações modernas integradas nos dispositivos móveis, sempre disponíveis em qualquer lugar;
- colocação das pessoas no centro das actividades dos sistemas de informação: personalização, mobilidade, segurança e privacidade.
Soluções sobre SAP HANA Cloud
No final do passado mês, a SAP revelou também o reforço da sua parceria global com a PT, visando a oferta de soluções desenvolvidas sobre a plataforma SAP HANA Cloud, na oferta SmartCloudPT – depois das já existentes soluções  SAP HANA. As duas empresas estão agora a colaborar para disponibilizarem uma edição de programador do SAP Business One, versão para a plataforma SAP HANA.
A PT planeia oferecer a todos os parceiros da SAP o acesso à edição de programador do SAP Business One, versão para SAP HANA, visando iniciar o desenvolvimento e a portabilidade de “add-ons” e outras extensões de aplicações para SAP Business One.

Fonte e matéria completa: ComputerWorld

Nenhum comentário:

Postar um comentário