sexta-feira, 15 de março de 2013

O que é Cloud Computing?

Computação em nuvem ou cloud computing é um termo para descrever um ambiente de computação baseado em rede de servidores, sejam eles virtuais ou físicos. Uma definição simples: um conjunto de recursos como capacidade de processamento, armazenamento, conectividade...


Uma definição simples pode então ser um conjunto de recursos como capacidade de processamento, armazenamento, conectividade, plataformas, aplicações e serviços disponibilizados na Internet. O resultado é que a nuvem pode ser vista como o estágio mais evoluído do conceito de virtualização, a virtualização do próprio data center. 
Então, as pessoas poderão usar equipamentos portáteis como smartphones ou netbooks, com um browser de acesso a internet. Através deste browser será possível acessar qualquer informação pessoal e aplicativos que estarão todos disponíveis nas nuvens. Com isso, podemos agora pensar no acesso de praticamente todas as pessoas ao computador e a internet, já que o empecilho maior para as pessoas com menos dinheiro é o preço dos computadores atuais, o que este conceito leva ao chão, já que para ter acesso ao seu computador, só precisará de um teclado, um mouse e um monitor, é claro, com acesso a internet.
O usuário terá apenas a ilusão de que tem um computador, já que a tecnologia elimina a necessidade de adquirir recursos para este uso. Mas é claro que nada disso é de graça, o pagamento dos serviços em nuvem é pela quantidade de recursos utilizados (pay-per-use). 

História

Tudo começou em 2009, quando o engenheiro da Google, Eric Schmidt mostrou ao mundo a mais nova invenção deles. Hoje, estes recursos já são comuns em algumas das empresas mais famosas da Internet também como a Amazon e o Yahoo, que mantêm parques computacionais com centenas de milhares de máquinas. Estima-se que o Google tenha cerca de 12 data centers pelo mundo e que a sua infraestrutura, que se denomina Googleplex, compreenda mais de 200 petabytes de disco e cerca de 500.000 servidores que processam mais de 100 milhões de queries por dia. 

Entendendo a Cloud Computing

Estamos habituados a utilizar aplicações instaladas em nossos próprios computadores, assim como a armazenar arquivos e dados dos mais variados tipos neles. No ambiente corporativo, esse cenário é um pouco diferente, já que nele é mais fácil encontrar aplicações disponíveis em servidores que podem ser acessadas por qualquer terminal autorizado por meio de uma rede.
Para utilizarem os serviços, os usuários necessitam apenas ter em suas máquinas um sistema operacional, um navegador e acesso a Internet. Todos os recursos computacionais estão disponíveis na nuvem e as máquinas dos usuários não necessitam ter altos recursos computacionais, diminuindo o custo na aquisição de máquinas. Todo hardware pode ser utilizado para realizar alguma tarefa que seja adequada ao seu poder de processamento. Novos recursos de hardware podem ser adicionados a fim de aumentar o poder de processamento e cooperar com os recursos existentes.
Com a Cloud Computing, muitos aplicativos, assim como arquivos e outros dados relacionados, não precisam mais estar instalados ou armazenados no computador do usuário ou em um servidor próximo. Esse conteúdo passa a ficar disponível nas "nuvens", isto é, na internet (Figura 1). Ao fornecedor da aplicação cabe todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc. O usuário não precisa se preocupar com nada disso, apenas com acessar e utilizar. 

Figura 1: Esquema de funcionamento de uma nuvem

Fonte e matéria completa: Oficinadanet

Nenhum comentário:

Postar um comentário