sábado, 2 de março de 2013

“Internet das coisas” deve movimentar US$ 14,4 trilhões até 2022


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O número considera os efeitos nas empresas privadas do mundo inteiro à medida que máquinas e pessoas se conectam Internet. São conexões de três tipos: máquina a máquina (M2M), pessoa a pessoa (P2P), e máquina a pessoa (P2M ou M2P).
De acordo com a análise, o maior valor econômico (45% do total) está nas conexões M2M. Elas vão permitir a construção de fábricas inteligentes, a economia de energia via smart grids e a montagem de uma variedade de sistemas de controle e troca automática de informações.
A empresa calcula que, em 2000, havia 200 milhões de equipamentos conectados à Internet. Era um momento de transição, em que a computação fixa atingia a maturidade e a era da mobilidade começava. Com os dispositivos móveis, chegamos a 10 bilhões de coisas conectadas. Agora, na visão da Cisco, estamos em outra transição: da era da mobilidade para a IoE. Em 2020, serão 50 bilhões de coisas conectadas.
Um dos requisitos técnicos para isso é a mudança do sistema de endereçamento da Internet, do IPv4 para o IPv6. No momento, esses dois sistemas convivem na rede. O IPv6 cria endereços suficientes para que cada  estrela conhecida do universo tenha 4,8 trilhões de coisas conectadas. Logo, não vão faltar endereços. A Cisco prevê que, com a miniaturização, muitas das coisas conectadas serão tão pequenas que nem serão notadas.
Para chegar ao valor de US$ 14,4 trilhões, a empresa somou vários itens que, segundo suas previsões, correspondem a ganhos ou a reduções de despesas que as empresas poderão obter com a hiperconexão. US$ 2,5 trilhões correspondem a reduções de custo operacional trazidas pela automatização de processos.
O aumento na produtividade dos empregados trará outros US$ 2,5 trilhões de ganho. Mais US$ 2,7 correspondem aos melhoramentos previstos na cadeia de  suprimentos e na logística. A inovação e a entrega mais rápida de novos produtos ao mercado podem trazer mais US$ 3 trilhões.
A Cisco acredita que a hiperconexão vai melhorar a experiência dos clientes, o que pode significar um ganho de US$ 3,7 trilhões para as empresas que aproveitarem as oportunidades criadas por isso.
Com informações de Info
Fonte: IMasters

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